“Roma” é um filme feito com o coração


★★★★★

“Uma experiência única, sendo provavelmente o melhor filme do ano.”


Lembram-se do “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”? Provavelmente sim! Agora pensem que o mesmo realizador, 14 anos mais tarde, oferece ao mundo do cinema uma das maiores obras-primas do século XXI.

Alfonso Cuarón é um experimentalista, uma pessoa que não tem medo de arriscar e que gosta de dar um pouco de si a todos os estilos de cinema. Mas quem diria que se iria destacar tanto através de um filme que retrata a vida – simplesmente isso, a vida.

“Roma” (2018) é um livro aberto, é uma carta de amor à mulher que nos educa e nos cria. É um retrato da vida infantil, em contraste com o mundo dos adultos, mas é sobretudo uma dedicação às memórias intimistas e passadas de Cuarón. Toda a gente sente saudades de aspetos passados, seja de alguém ou de momentos em específico e relembramos esses mesmos através de conversas que podem durar horas. Bem, Alfonso resolveu usar duas horas para nos dar a conhecer a saudade que sente dos momentos simples e passageiros da sua infância: a chuva vista através da janela, a água no lava-loiça, a ida ao cinema, as brincadeiras com os irmãos, o próprio cocó do cão. Essa saudade nota-se graças à atenção dado ao detalhe que nos faz sentir como se pudéssemos continuar a ver estes momentos infinitamente.

A escolha do preto e branco para um filme deste género foi sem dúvida a mais acertada, pois em vez de nos mandar atrás no tempo, traz o tempo e o lugar até nós e com esses o coração, o humor e a mágoa, a sensação de estar em casa. Ao mesmo tempo, é algo que combina perfeitamente com a cinematografia utilizada por Cuarón, que é de tirar o fôlego – ao nível de Emanuel Lubezki e Roger Deakins.

Uma experiência única, sendo provavelmente o melhor filme do ano. Com isto só tenho a dizer: Viva “Roma” (2018), viva o preto e branco e viva a simplicidade do dia-a-dia em que todos vivemos.

Obrigado Alfonso, até à próxima.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.